Sexta, 15 de dezembro de 201715/12/2017
Fernanda Prado Aguaí - SP
Postada em 04/12/2017 ás 19h00 - atualizada em 04/12/2017 ás 19h31
Alunos dos 4ºs anos da Rede Municipal se formam no Programa Vivências

Cerca de 400 alunos dos 4ºs anos se formaram na última semana no Programa Vivências, “Projeto Aguaí Semeando o Futuro” em parceria com o SESI, cujo objetivo é auxiliar na formação de jovens e cidadãos ao disseminarem conceitos ambientais e de cidadania, além de promover ações que os levem às mudanças de comportamento, contribuindo assim para a conservação do meio ambiente.

O projeto foi desenvolvido em sala de aula durante o ano letivo e teve como temas principais: Cidadania e Meio Ambiente, Água e Energia, Solo e Resíduos e Carta da Terra.

Durante a cerimônia de formatura os alunos das escolas Zulmira Moraes Legaspe Mamede, João de Oliveira Borges, José de Oliveira, Joaquim Giraldi, José Legaspe Muinha, Leonor Conti Elias e João Silva realizaram apresentações artísticas sobre os Princípios da Terra, além de participarem de uma pintura coletiva de quadros voltados ao mesmo tempo que ficarão expostos nas escolas.

A Escola Zulmira ficou com o princípio “Conheça e Proteja as pessoas, animais e plantas”.  Os da João Borges apresentaram “Mantenha limpo o lugar onde você vive; Economize água; Jogue o lixo no lixo; Procure manter todas as suas coisas em ordem; Separe o lixo seco do orgânico; adote a ideia dos 4 R’s”. A escola José de Oliveira teve como princípio “Todo mundo deve ter o que necessita para viver! Não deve existir a miséria”. A Joaquim Giraldi trouxe “Utilize com cuidado que a natureza nos oferece: água, terra, ar”. A Muinha apresentou “Aprenda mais sobre o lugar em que você vive. Sobre os seres vivos que fazem parte da sua comunidade e dos que vivem em outros lugares do planeta. Conheça e valorize o lugar onde vive e compartilhe com outros o que você sabe”. Já a João e Silva trouxe como princípio " Diga sim à paz e não à guerra”.

Os pais e familiares compareceram ao Estádio Municipal Domingão onde prestigiaram os alunos. O prefeito Alexandre Araújo, a primeira dama Paula Araújo, vereadores, autoridades e representantes do SESI também estiveram presentes nesta data em que os alunos receberam o certificado de formação.