Sexta, 15 de dezembro de 201715/12/2017
Otavio Molina Mosca Aguaí - SP
Postada em 04/12/2017 ás 18h51 - atualizada em 08/12/2017 ás 16h55
“Sábado da Saúde” teve grande participação da população

No último sábado, 2, a Prefeitura de Aguaí, por meio da Secretaria de Saúde e em parceria com a Unifeob realizou o “Sábado da Saúde”, no Calçadão da Praça da Matriz.

A equipe de Saúde da cidade, juntamente dos alunos dos cursos de Enfermagem, Ciências Biológicas e Fisioterapia do Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos (Unifeob) atenderam a população com Teste de HIV, Glicemia, Hepatite A, B e C, Aferição de pressão arterial, Orientação postural, de relaxamento e nutricional, Cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), Mostra de peças anatômicas, Orientações em Saúde sobre a prevenção de doenças parasitárias, ao câncer de Mama e Próstata, Prevenção a DSTs e Orientações sobre o Mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika.

Para a coordenadora de Fisioterapia da Unifeob, Maria Danuza Damasceno Vieira, parcerias assim são enriquecedoras. “ Essa parceria nos dá a oportunidade de cumprirmos nosso papel social, contribuindo para o bem-estar da nossa população. Estivemos com vários cursos trabalhando na prevenção da saúde em geral”.

Outras atividades

A Vigilância Sanitária também realizou arrecadação de óculos, que serão doados aos necessitados. Além do trabalho de Descarte de Medicamentos e do Mutirão de controle de vetores. A secretária de Saúde, Silvia Valota, fez um balanço positivo da ação. “A população participou do evento, realizando os testes, ouvindo as orientações e participando daquilo que oferecemos a elas. É muito importante se prevenir contra as doenças, se manter saudável e descobrir o diagnóstico o mais rápido possível, se assim for”.

O prefeito Alexandre Araújo também esteve prestigiando o evento.

O Fundo Social de Solidariedade participou vendendo os artesanatos produzidos por eles próprios.

Papanicolau

No próximo sábado, dia 9, a Secretária de Saúde fará um Mutirão de Papanicolau para as mulheres da cidade. A coleta acontecerá em duas Unidades: Centro de Saúde e na UBS do bairro Cidade Nova, das 8hs às 16hs. As interessadas podem comparecer às unidades e realizar um pré agendamento. Quem chegar na hora, também será atendida.