Sexta, 15 de dezembro de 201715/12/2017
Claro
20º
22º
29º
Aguai - SP
Erro ao processar!
HISTÓRIA
Brasão de Arma
História de Aguaí
Hotel Data Center Aguaí - SP
Postada em 06/07/2017 ás 01h57
Brasão de Arma

BRASÃO DE ARMAS do Município de Aguaí, idealizado pelo Dr. Lauro Ribeiro Escobar, do Conselho Estadual de Honrarias e Méritos, assim se descreve:

Escudo redondo, de goles, com uma banda ondada abocada de duas cabeças de serpe e acompanhada de duas cruzes prateadas, tudo de prata. O escudo é encimado por coroa mural de prata de oito torres, suas portas abertas de sable e tem como suportes, é dextra, um ramo de algodoeiro e a sinistra um ramo de soja, ambos folhados e produzindo, ao natural. Listel de goles, com o topônimo “AGUAÍ” em letras de prata.

Interpretação:
I – O escudo redondo, ou ibérico, era usado em Portugal à época do descobrimento do Brasil e sua adoção representa homenagem do Município de Aguaí aos primeiros colonizadores e desbravadores da nossa Pátria.

II – A cor goles (vermelho) tem o significativo heráldico de audácia, valor, galhardia, valentia, nobreza conspícua, vitoria e honra, lembrando a coragem dos primeiros povoadores da região, que com animo intimorato venceram todos os obstáculos para lançar a semente de um próspero Município.

III - A banda ondada, abocada de duas cabeças de serpe, está a indicar a riqueza hidrográfica do Município. A serpe é também o símbolo de fortaleza e grandeza de animo, lembrando a denominação antiga do povoado de Cascavel.

IV – As cruzes prateadas, evocam a profunda fé cristã do povo de Aguaí a Bom Jesus, o Santíssimo Padroeiro do Município.

V – O metal prata, indica a felicidade, pureza, temperança, verdade, franqueza, formosura, integridade e amizade, tributos dos munícipes e administradores, que com lealdade e correção dentro de um clima de amizade e compreensão, trabalham pela grandeza do Município.

VI – A coroa mural, é o símbolo da emancipação política, e de prata, com oito torres, das quais apenas cinco aparentes, constitui a reservada às cidades. As portas abertas de sable (preto) proclamam o caráter hospitaleiro do povo de Aguaí.

VII – Os ramos de algodoeiro e soja, produzindo, atestam a fertilidade das terras generosas de Aguaí, de que são importantes produtos.

VIII – No listel, o topônimo “AGUAÍ” identifica o Município.