Sexta, 18 de agosto de 201718/8/2017
dólar R$ 3,15
euro R$ 3,70
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E FAMÍLIA
PROGRAMA AFIN (AFETO NA INFÂNCIA) SERÁ LANÇADO PELA PREFEITURA MUNICIPAL, POR MEIO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, EM PARCERIA COM CONSELHO TUTELAR E FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE
Programa AFIN
Hotel Data Center Aguaí - SP
Postada em 19/06/2017 ás 20h16 - atualizada em 06/07/2017 ás 14h13

Será lançado em Aguaí, nos próximos dias, o Programa AFIN (Afeto na Infância), que tem como base experiências exitosas e muito bem sucedidas na Comarca de Nova Odessa (SP), e que envolverá diversos órgãos da Prefeitura Municipal, em parceria com o Conselho Tutelar de Aguaí e o Fundo Social de Solidariedade (FSS).

Tendo colaborado enormemente para a viabilização do Programa, o Conselho Tutelar local, órgão de proteção de crianças e adolescentes, sob a coordenação da Aline de Lima, esteve empenhado e mobilizado para a realização de encontros e reuniões para os detalhes.

Também foram realizadas reuniões com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), presidido pela primeira-dama Dra. Paula Bernardes Araújo, com a participação de muitas voluntárias, e com a Secretaria de Educação, Esportes e Cultura, onde a supervisora municipal de ensino, professora Patrícia Zavarize Tenório, definiu as estratégias para a consecução da ação junto às escolas da rede pública.

O Programa AFIN pretende propagar o conhecimento sobre a saúde emocional de crianças como forma de amenizar os possíveis conflitos que surgem na relação dos pais com os filhos, e que podem levar a efeitos na fase adulta. O AFIN foi desenvolvido inicialmente pela juíza da Vara da Infância e Juventude de Nova Odessa, Dra Michelli Vieira do Lago Ruestas Changman, que manteve inclusive contatos com o prefeito de Aguaí, José Alexandre de Araújo, para a efetivação do programa também em Aguaí. A magistrada será convidada para o lançamento do Programa AFIN em Aguaí.

O Programa AFIN abrange ações estratégicas, com a colocação de painéis e cartazes a serem expostos em locais públicos diversos, com frases e mensagens marcantes, de impacto, além de encontros com pais, educadores, familiares e profissionais especializados, em eventos e atividades onde buscar-se-á trabalhar com a temática das múltiplas fases de uma criança, e sobre como lidar com isso.
O projeto é uma obra social que através de uma linguagem direta e didática apresentará conteúdos relacionados à saúde emocional de crianças, com foco principalmente na primeira infância, de 0 a 6 anos. As dicas práticas serão baseadas em estudos científicos das áreas de medicina, psicologia e pedagogia e sobre como pais e cuidadores podem agir para melhor educar o aspecto emocional das crianças, preparando-as para o futuro.

Entre os temas a serem abordados nos materiais do AFIN estarão as fases de uma criança, de zero aos 06 anos de idade, e orientações sobre como lidar com cada fase, e como trabalhar as emoções das crianças, a importância dos limites e do afeto na infância , a questão da agressividade, do vínculo familiar, da correção com afeto, dentre outros assuntos.

Nos próximos dias será divulgado a data de lançamento do Projeto AFIN em Aguaí, com o respectivo cronograma.

Promoção Social
Mais lidas do mês