domingo, 22 de outubro de 201722/10/2017
dólar R$ 3,19
euro R$ 3,76
ADMINISTRAÇÃO
AGUAÍ É DESTAQUE EM EVENTO DO CONSELHO ESTADUAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (CONDECA), POR AÇÕES REALIZADAS CONTRA PEDOFILIA, ABUSO E EXPLORAÇÃO.
Aguaí esteve presente em evento realizado pelo Conselho Estadual da Criança e do Adolescente , CONDECA, em Santa Cruz das Palmeiras.
Hotel Data Center Aguaí - SP
Postada em 24/05/2017 ás 19h51 - atualizada em 06/07/2017 ás 14h16

O evento, Seminário Regional de Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes, que abrangeu a região administrativa da Mogiana, tratou de importantes questões, nos dois dias de trabalho.

No dia 24 de maio foi debatido o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além do SINASE (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo), boas práticas de execução de medidas socioeducativas e execução de planos municipais de atendimento. Na ocasião estiveram presentes servidores municipais do CRAS de Aguaí (Centro de Referência de Assistência Social).

No segundo dia foram debatidos os desafios do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs), o Orçamento Criança e Adolescente (OCA), e a importância de uma atuação conjunta entre os diversos atores da estrutura de atendimento e proteção, ou seja, em rede. A importância do Conselho Tutelar também foi debatida, como um órgão de referência no atendimento de denúncias diversas.

Nesse segundo dia de reunião estiveram presentes membros do Conselho Tutelar de Aguaí , Câmara Municipal e CMDCA de Aguaí.

O palestrante Marcelo Nascimento, combativo na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, tendo já sido o coordenador nacional de conselhos tutelares, destacou diversas ações realizadas em Aguaí, como campanha contra a pedofilia e contra o abuso e exploração de menores, e enfatizou também o protagonismo exercido pelo Conselho Tutelar local, com diversas campanhas, inclusive junto a escolas, buscando a conscientização sobre os canais de denúncias e sobre as funções do órgão.

Marcelo Nascimento mencionou a importância de uma atuação em rede, envolvendo conselhos municipais diversos (Conselho Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, principalmente), Conselho Tutelar e órgãos gestores (como CRAS e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social). O palestrante também enfatizou a importância de um Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) ativo.

O CMDCA de Aguaí se reúne periodicamente, mensalmente, em reuniões públicas, todas as terceiras quartas-feiras de cada mês, às 16h00, na sede da Secretaria Municipal de Educação (defronte à sede dos Correios, na Praça Carvalho Pinto).

A próxima reunião agendada do CMDCA está marcada para o dia 21 de junho, sendo muito importante a participação da população.

Liga Sanjoanense de Desportos

Nenhuma enquete cadastrada.