Terça, 21 de novembro de 201721/11/2017
Aguai - SP
Erro ao processar!
ADMINISTRAÇÃO
CONSELHO TUTELAR INOVA, COM DIVERSAS AÇÕES E PROJETOS EM PARCERIA COM A PREFEITURA MUNICIPAL
Hotel Data Center Aguaí - SP
Postada em 08/05/2017 ás 19h19 - atualizada em 06/07/2017 ás 14h21

O Conselho Tutelar de Aguaí tem realizado uma série de ações e projetos voltados à conscientização sobre suas atribuições e funções, e levando informações sobre canais de denúncias sobre casos de exploração e abusos contra crianças e adolescentes.

Através do “Conselho Tutelar vai às Escolas”, e também com ações relacionadas à Semana de Combate à Pedofilia (na semana do dia 18 de maio, e que envolve parcerias com a Prefeitura e Câmara Municipal, que programou uma séries de eventos para a ocasião), o Conselho Tutelar de Aguai tem inovado ao procurar realizar um trabalho principalmente de prevenção, unindo crianças, adolescentes, pais, professores, escolas.

Os telefones do Conselho Tutelar (19-3652-5000, 3653-7159, fixos, e 19-995787365 , móvel, para plantões em finais de semana e feriados) são também divulgados amplamente, em visitas e palestras bastante didáticas e esclarecedoras a escolas, instituições, igrejas, repartições públicas e grupos interessados.

De acordo com as conselheiras tutelares, que são eleitas pela população para um mandato de 4 anos, era nítido que a população não compreendia bem as funções do órgão, o qual era confundido muito como uma estrutura repressiva, sendo detectada a grande necessidade de um trabalho conscientizador.

De forma pioneira na cidade, o Conselho Tutelar também confeccionou panfletos, em parceria com a Prefeitura Municipal e CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), nos quais constam dicas importantes sobre combate à exploração infantil, e como detectar, ou mesmo denunciar – material este, que tem feito muito sucesso, e entregue por ocasião de palestras didáticas, onde as pessoas presentes podem também fazer perguntas e tirar dúvidas.

Concomitante às diversas ações pioneiras, o Conselho Tutelar de Aguaí tem buscado um intenso diálogo com secretarias municipais (como as Secretarias da Saúde, Desenvolvimento Social e Educação), para um trabalho em rede, com vistas a estratégias comuns voltadas à proteção das crianças e adolescentes.

As ocorrências realizadas pelo Conselho Tutelar de Aguaí são todas cadastradas, e depois são divulgadas à população e órgãos diversos, através de reuniões públicas (em dezembro de 2016 foi realizada a primeira Plenária do Conselho Tutelar, com participação inclusive de conselhos tutelares de cidades diversas, e no final do primeiro trimestre deste ano as conselheiras tutelares realizaram diversas reuniões com a rede de proteção, como CMDCA e diversos órgãos, distribuindo os dados, com estatísticas e com dados catalogados por bairros), para tornar públicos os números e para que os possam servir como referências e instrumentais para a adoção de políticas públicas.

Também foi realizado com sucesso o “Projeto Leitura no Lírio”, que envolveu a arrecadação de livros e a criação de um espaço de leitura em um abrigo de menores da cidade, que é gerido por uma entidade que atualmente está sob intervenção judicial (Associação Beneficente Lírio dos Vales).

De acordo com Aline de Lima, que é atualmente coordenadora do Conselho Tutelar de Aguai, “as ações obedecem a um caráter continuado e intersetorial, promovendo uma atuação conjunta, e buscando trazer um novo conceito de atendimento a demandas relacionadas a crianças e adolescentes, voltado à prevenção, conscientização e um trabalho com as famílias e toda a sociedade”.

Outros projetos estão em formatação e em fase de planejamento de cronograma, como o AFIN (Afeto na Infância), que foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal, tomando como base experiências exitosas na Comarca de Nova Odessa (SP) , e que envolverá diversos órgãos, inclusive o Fundo Social de Solidariedade. O Conselho Tutelar já está empenhado e mobilizado para a realização do projeto, agendando diversos encontros e reuniões para os detalhes.

O sucesso das ações tem chamado muito a atenção da mídia local e regional. Diversas reportagens foram veiculadas sobre as ações do Conselho Tutelar, por exemplo, na TV União, sediada em São João da Boa Vista, e que atinge dezenas de municípios.

Diversos conselhos tutelares, de diferentes municípios estão entrando em contato nos últimos meses com o Conselho Tutelar de Aguaí, à procura de informações sobre os projetos em andamento, e para intercâmbio de experiências.

Também tem sido pensada a possibilidade da criação de um Fórum Regional de Conselhos Tutelares, que trará condições para um aprimoramento das práticas, e grande compartilhamento de estratégias exitosas voltadas ao zelo com as crianças e adolescentes.

Liga Sanjoanense de Desportos
Mais lidas do mês