Quarta, 20 de setembro de 201720/9/2017
dólar R$ 3,13
euro R$ 3,76
EDUCAÇÃO, ESPORTE E CULTURA
CONSELHO TUTELAR DE AGUAÍ ATUA 24 HORAS E REALIZA AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO, COM PALESTRAS
Conselho tutelar
Hotel Data Center Aguaí - SP
Postada em 03/04/2017 ás 18h45 - atualizada em 06/07/2017 ás 19h36

Fazer as pessoas conhecerem mais sobre as funções, responsabilidades e a importância do Conselho Tutelar para a comunidade – eis o objetivo do projeto criado pelo Conselho Tutelar de Aguaí, que é um órgão de proteção, defesa e promoção dos direitos da criança e do adolescente.

Assim, o Conselho Tutelar de Aguaí tem realizado diversas palestras em escolas, grupos de estudos, Projeto Guri, visando levar conhecimentos sobre o ECA (Lei Federal n° 8069/1990, o chamado Estatuto da Criança e do Adolescente), além de sanar dúvidas de crianças, adolescentes, pais e educadores, sobre os trabalhos e ações desempenhadas.

É um trabalho que tem chamado muito a atenção, visto que o Conselho Tutelar além dos atendimentos dos casos que são muitos, também, tem ido até a comunidade divulgando direitos e deveres, disseminando conhecimentos, bem como, realizando a divulgação dos números de telefone do Conselho Tutelar, além disso, são mencionadas estatísticas sobre os atendimentos realizados, com prestação de contas das ações desenvolvidas e compartilha as experiências vivenciadas no cotidiano da repartição. O Conselho Tutelar registra todas as denúncias recebidas, com todos os dados, especificando idades, bairros, entre outros, sendo possível indicar os pontos com maior vulnerabilidade.

Segundo a coordenadora Aline de Lima, a meta é a de que a partir de maio, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, todas as escolas municipais recebam as palestras, com o “CONSELHO TUTELAR VAI ÀS ESCOLAS”, para que crianças e adolescentes saibam qual a verdadeira função do Conselho Tutelar, e percebam que é um órgão de apoio e proteção de direitos, e que atua contra qualquer tipo de violência, física, psicológica, abusos, maus tratos, e contra todas as situações que coloquem crianças e adolescentes em risco. Além disso, o Conselho Tutelar está preparando, em parceria com a Prefeitura Municipal, a confecção de panfletos explicativos a respeito do Conselho Tutelar, e dia 18 de maio realizará campanha de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Parcerias também deverão ser desenvolvidas com a Secretaria Municipal de Saúde.

O Conselho Tutelar, que é formado por membros eleitos pela comunidade para um mandato de quatro anos, realiza diversas campanhas contra situações como trabalho infantil, abuso e exploração de crianças e adolescentes, pedofilia, recebendo e apurando denúncias que chegam até o órgão.

Em Aguaí o Conselho Tutelar funciona de maneira ininterrupta, já que após o horário comercial (08h00 – 18h00), está sempre atendendo em escala de plantões, mesmo em fins de semana.

Maiores informações sobre as atividades desenvolvidas pelo Conselho Tutelar de Aguaí, e para denúncias contra situações que coloquem em risco crianças e adolescentes, podem ser utilizados os telefones (19) 3652- 5000 e (19) 99578-7365 (plantão), ou através do endereço, Rua: Francisco Guilherme, 582, (Centro).

Liga Sanjoanense de Desportos

Nenhuma enquete cadastrada.